quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Manchas Antigas, Biológicas, Não especificadas, Difíceis de sair

Receitas caseiras que ajudam a remover as manchas mais difíceis.

Você descobriu que aquele vestido que ia usar no jantar, da próxima semana, está com uma mancha e você nem imagina do que pode ser.
O que fazer agora? Não dá tempo para comprar outro e você o adora e quer recuperá-lo?Alguns casos podem ser solucionados com algumas técnicas que você encontrará a seguir. Outros infelizmente não têm saída. Talvez uma reforma, adicionando outro detalhe, uma renda ou um aplique e você esconde a mancha e passa a ter uma peça com cara de nova.

Evitando manchas futuras

Para evitar essas manchas, que aparecem em roupas que ficam guardadas durante muito tempo, deve-se sempre guardá-las limpas e protegidas por um plástico, como aqueles que você recebe junto com sua roupa quando ela volta da lavanderia.
Também, sempre coloque todas as roupas do seu guarda roupa para tomarem ar e até um pouco de sol. Faça uma revisão rotineira em todas elas, pelo menos uma vez por mês, para ver se está tudo em ordem. Não dê atenção a ela apenas quando for usa-lá. Muitas vezes nos surpreendemos com manchas e até algum buraco feito por uma traça.

Quais são as dicas que podemos usar para esses casos especiais?

Manchas Antigas, Biológicas, Não especificadas, Difíceis de sair

Manchas antigas

Receita: Usem claras e glicerina em partes iguais para soltar manchas velhas em tecidos brancos, depois trate como se fossem manchas frescas.

Manchas não especificadas

Receita: Aplique a mistura de amoníaco, éter, vinagre e aguarrás. Não recomendamos tentar limpar em casa manchas em tecidos muito finos; é sempre mais seguro e garantido recorrer à lavagem a seco em boa tinturaria.

Manchas biológicas (sangue, urina, vômito etc.)


Se não forem removidas com rapidez, elas se fixam e ficam difíceis de sair, deixando alem disso um odor desagradável.
Receita: Para removermos as manchas biológicas de roupas (inclusive as manchas de sangue), devemos colocá-las de molho em água fria com sal; lave com água morna, depois as coloque em água com sabão e ferva. Lave-as depois da maneira convencional.

Manchas difíceis de sair

Essas manchas, que parecem um bicho-de-sete-cabeças, se dissolvem facilmente, principalmente se o tecido for de cor clara. Basta aquecer um pouco de glicerina e, com uma esponja (ou pano), esfregar sobre a mancha, deixando descansar por 5 minutos. Lave depois com água fria contendo um pouquinho de álcool.

Qer saber mais sobre manchas: MANCHAS DE A a Z

Nenhum comentário:

Postar um comentário